Pneus Agrícolas com Água?

No universo do agronegócio, toda técnica que contribui para a eficiência do maquinário no campo é bem-vinda. Uma das práticas mais comuns, porém pouco conhecida fora do meio rural, é o enchimento parcial dos pneus de tratores com água.

No universo do agronegócio, toda técnica que contribui para a eficiência do maquinário no campo é bem-vinda. Uma das práticas mais comuns, porém pouco conhecida fora do meio rural, é o enchimento parcial dos pneus de tratores com água.

Apesar de parecer curioso, essa solução é amplamente utilizada e tem um papel essencial no desempenho da máquina em determinadas condições de solo. Neste artigo, a Pneu Express explica os motivos por trás do uso da água nos pneus agrícolas e quando essa técnica é recomendada.

O que é o lastreamento com água?

O enchimento de pneus com água é uma forma de lastreamento líquido, ou seja, o acréscimo de peso ao trator por meio do preenchimento parcial dos pneus com líquido. Esse procedimento é feito com o objetivo principal de aumentar a tração da máquina em terrenos desafiadores, como áreas úmidas ou com solo fofo.

Por que colocar água nos pneus do trator?

Aumentar o peso da máquina, especialmente nos eixos de tração, melhora o contato do pneu com o solo e evita escorregamentos. Isso significa:

  • Melhor distribuição da força no solo

  • Menor patinagem em superfícies irregulares

  • Maior eficiência no uso de combustível

  • Redução do esforço do motor e dos implementos

Em situações agrícolas que exigem força bruta e tração constante — como aração, subsolagem ou transporte com carga pesada —, o uso de água nos pneus pode ser decisivo para o bom desempenho do trator.

Como é feito o processo?

O pneu é geralmente preenchido com água até cerca de 75% da sua capacidade interna, mantendo-se o restante com ar comprimido para garantir a flexibilidade e absorção de impactos. Em regiões de clima frio, é necessário adicionar anticongelantes, como glicerina, sal ou produtos específicos, para evitar que a água congele dentro do pneu.

O processo deve ser realizado com o trator já no solo, com o bico da válvula na posição superior, garantindo que a câmara seja preenchida corretamente.

Existem riscos ou desvantagens?

Sim, e é importante conhecê-los antes de adotar a prática.

  • Compactação do solo: o peso extra pode causar compactação excessiva, prejudicando a qualidade do solo agrícola, especialmente em solos argilosos.

  • Desgaste dos pneus: o aumento de carga pode acelerar o desgaste se não for bem controlado.

  • Dificuldade de manobra: tratores com pneus lastreados com água podem ficar mais difíceis de manobrar, principalmente em terrenos secos ou planos.

  • Transporte rodoviário: o excesso de peso pode ultrapassar os limites permitidos por lei em estradas públicas.

Quando vale a pena usar?

A técnica é mais indicada em cenários onde há real necessidade de tração adicional, como em terrenos com baixa aderência ou trabalhos que exigem tração intensa e contínua. Em lavouras que prezam por leveza no solo, o lastreamento líquido deve ser analisado com mais cautela.

Consultoria especializada faz a diferença

A Pneu Express oferece atendimento técnico especializado para produtores rurais que desejam otimizar o desempenho de seus tratores com segurança e eficiência. Nossos profissionais estão preparados para avaliar a melhor configuração de pneus, pressão ideal e a necessidade (ou não) do uso de lastreamento com água.

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